Escola de Filosofia Chinesa - Integrada a Wu Xing Clínica

Esporão do calcáneo

Esporão do calcáneo

É conhecido como massa dura e profunda na região do calcanhar, apontando deficiências de fígado e rins. O fígado governa os tendões e o rim governa os ossos. Em virtude da deficiência nesses dois órgãos, tendões, canais e medula óssea foram privados de nutrição, ocasionando dor no calcanhar.

O tratamento deverá levar em conta a remoção da estagnação  de energia e sangue. É preciso tonificar os pontos e fígado e rins, reforçando  o órgão mãe, pois na medicina chinesa o rim é mãe do fígado e reforçando o primeiro se está ajudando o segundo .

Fortalecer o rim significa priorizar alimentos na base de grãos (feijão, lentilha, amendoim, nozes e castanhas), queijos magros , ovo cozido e peixes -sardinha ou atum e para o fígado os alimentos do elemento madeira (saladas e verduras, priorizando os mais amargos, inclusive vinagre no tempero).

Como o rim estava fraco, a bexiga armazena liquido desnecessariamente, fazendo acumulo na região dos pés ou pernas, sendo necessário algum diurético natural (salsa, tansagem ou chapéu de couro, ao menos uma vez ao dia). O reforço do rim ainda pode se dar com aquecimento dos pés (escalda pés), o qual estimula R1 e R3. A bexiga pode receber aquecimento através de bolsa com agua morninha no baixo ventre (dez minutos).

Estas providencias vão evitar o surgimento de novos esporoes e o já existente pode ser extraído com aplicação de compressa de sal umedecido.