Escola de Filosofia Chinesa - Integrada a Wu Xing Clínica

Fibromialgia – dores generalizadas

Fibromialgia – dores generalizadas

No  entendimento da medicina tradicional chinesa – e assim tratamos – a fibromialgia ( isto é apenas um nome), significa dores generalizadas em músculos  e tendões.

 

São duas as principais causas: excessiva umidade ácida nos tecidos, os quais sustentam  músculos e tendões e tensão emocional.

 

Por isso que apertando em diversos pontos de alarme, existe intensa dor, impossibilitando, em alguns casos, até  caminhar.

 

A excessiva umidade atinge baço ( cujo funcionamento normal permite sejam nutridos os músculos, mantendo espessura e força) e a tensão emocional – raiva, decepção, frustração -  debilita fígado ( dificultando a nutrição sanguínea dos tendões e os torna fracos e demasiadamente flexíveis).

 

A umidade ácida que atinge  baço pode vir de exposição a ambiente úmido, mas principalmente pela precariedade da alimentação ( excesso doces, sal  e glúten, proteína animal, embutidos) e a debilidade do fígado,

tensão  emocional é originada de vários fatores ( separação, perda familiar, brigas em família, traição, falta atividade física, etc).

 

A combinação da umidade ácida nos tecidos, músculos e tendões com a dificuldade destes em receber regular  circulação sanguínea, gera estagnação ( sangue e fluídos corpóreos) – dor.

 

A dor – em qualquer lugar do organismo – é sempre sintoma de estagnação de sangue e fluídos corpóreos.

 

Nesses sintomas de dores generalizadas – fibromialgia – quanto mais medicamentos ( analgésicos e opiáceos) forem adotados mais as dores vão aumentar, em curto e médio prazo, porque vão obstruir as funções renais ( urinárias), fazendo mais retenção da umidade.

 

O tratamento que prescrevemos é um  conjunto : modificação do padrão alimentar ( reduzindo ou suspendendo temporariamente os excessos de doces, sal, glúten, proteína animal e embutidos )  e ervas medicinais ( promover ativação funcional  dos sistemas hepático – fígado/ vesícula biliar - e renal – rins/bexiga), algumas  sessões acupuntura, e caminhadas.

 

Sempre sugerimos que cessem os medicamentos químicos para dor.

 

O resultando é rápido ( alivio progressivo a partir do 3º ou 4º dia ) e eficaz ( as dores desaparecem), após uns 10 dias.

 

As explicações que encontramos para atingir mais mulheres que homens são   simples: são estas quem normalmente mais se expõem aos fatores de umidade ( lavar casa, roupa, banho filhos). E porque no ambiente da família, mais ficam em casa e cozinham, também mais frequentemente  comem (beliscando um alimento e outro) e mais guardam tensão ( lado emotivo mais aguçado).Falta atividade física.

 

Enquanto a medicina moderna (ocidental) estiver fracionada ( cada especialidade trata uma parte do organismo) apegada em tratar sintomas, não haverá luz para buscar a cura ( raiz da doença).

 

Mestre Shen

Sinaten 01895

Agosto - 2016