Escola de Filosofia Chinesa - Integrada a Wu Xing Clínica

Impotência

Impotência


A normalidade da função sexual depende da normalidade dos rins. Quando estes se encontram constituídos, anatômica e energéticamente, por volta dos 25 anos, as ereções podem ser sustentadas a fim de que se tenha um intercurso sexual normal. Do contrário haverá dificuldade ou inabilidade para ereção.

De acordo com a medicina chinesa o medo afeta a energia do rim e também o coração (dificuldade de concentração no ato sexual), criando palpitações e insônia.

A disfunção sexual prolongada leva à raiva, decepção ou frustração, situações que causam estagnação da energia do fígado, bloqueando a circulação do sangue nos vasos penianos. Daí a incapacidadde de manter a ereção.

O foco primário do tratamento é reforçar a energia dos rins. Veja-se, nesta página, as recomendações para a menopausa.

É necessário, também, aliviar a estagnação do sangue represado no fígado, adotando-se alimentação de cor verde (verduras e saladas, as mais amargas) e chás de sabores azedos ou amargos, os quais acalmam o calor do sangue e removem a estagnação.

Para a acupuntura, selecionar e tonificar os pontos do baço-pancreas, vaso da concepção e governador, rins, sedando bexiga, fígado e estômago.