Escola de Filosofia Chinesa - Integrada a Wu Xing Clínica

Menopausa (sindrome do climatério)

Menopausa (sindrome do climatério)


A menopausa é um acontecimento normal na vida de qualquer mulher e ocorre por volta dos 45 a 50 anos, quando o vaso da concepção encontra-se esgotado e deficiente e o sangue no útero está exausto e insuficiente, cessando, por isso, o ciclo mestrual ou ocorre irregularmente.

Para a medicina chinesa, por essa época, a energia dos rins encontra-se deficiente, tanto yin (aspecto substancial) ou yang (energia propriamente dita). De modo geral, deficiência de yin do rim leva a sitomas de calor, ao passo que deficiência de yang provoca manifestações de frio. Por isso, ocorrem febre vespertina, ondas de calor, calor em palmas das mãos e plantas dos pés, sentindo dor e fraqueza na região lombar e joelhos, bem como tinidos nos ouvidos.

Os rins são dominantes do coração e geram, por causa da deficiência, palpitações, insonia e dificuldade de memória.

Os rins conectam com o fígado, pois na relação de conexão rins são mãe do fígado, Daí decorrem irritabilidade, inquietude, tensão emocional, tontura e visão borrada ou turva.

Por fim a deficiência de fluído dos rins (líquidos) ocasiona má nutrição da pele (secura) aparecendo coceiras.

O principio de tratamento está em tonificar os rins, que preferem grãos - feijão, amendoim, nozes, castanhas, lentilha, etc - os derivados de vitaminas B e C - carnes bem cozidas misturadas com cenoura e couve - ou os derivados de leite - queijos magros.

Verduras e saladas, com frequência, acalman o calor do sangue.

Para a acupuntura, selecionar e tonificar os pontos de rim, baço pancreas e vaso da concepção, sedando o fígado.