Escola de Filosofia Chinesa - Integrada a Wu Xing Clínica

Omeprazol e paracetamol: remédios ou venenos?

Omeprazol e paracetamol: remédios ou venenos?

Depende da dosagem e quanto tempo se usa para dizer que são bons remédios ou venenos.

Ambos produzidos pelo laboratório Medley ( agora adquirido pelo francês Sanofi), despontam na lista da organização Mundial da Saúde, como os mais consumidos e receitados para dores estomacais ou dores em geral.

Porém, o uso contínuo e prolongado ( mais de um ano), podem causar arritmias, dores musculares, convulsões, derrames cerebrais, enfraquecimento dos ossos, hepatite, lesões na pele, micção difícil ou dolorosa, osteoporose, insuficiência renal e demência. Esses efeitos estão ditos  na bula do fabricante.

Não é por acaso que o FDA ( a Anvisa americana), em 2011, expediu alerta sobre o uso prolongado e contínuo desses medicamentos e foi mais modesta para referir prazo de dois anos.

Esses medicamentos – classe dos inibidores da bomba de prótons – estão em segundo lugar dos mais consumidos no mundo.

O pesquisador John Cooke, chefe do departamento de ciências cardiovasculares do Hospital de Houston e professor na Universidade de Stanford afirmam que esses medicamentos podem provocar a constrição dos vasos sanguíneos e consequente redução do fluxo de sangue.

A meu ver as pessoas até podem fazer uso desses medicamentos, sob prescrição  médica. Mas atenção: desconfie  e questione seu médico se a receita for para uso contínuo. Observe os efeitos colaterais, antes referidos.

Para a medicina tradicional chinesa, nada disso será necessário se houver alimentação e ervas medicinais que tratem o sistema hepático ( fígado e vesícula biliar), o principal sistema do organismo  responsável pela boa função digestiva ( estômago, intestino).

Mestre Shen

Sinaten 01895 – abril/ 2017