PROGRAMA EVITE DOENÇAS – PED
As doenças mais graves – cardíacas, canceres, tumorais e outras – dão sinais iniciais através de problemas digestivos, retenção líquido e circulação de sangue.
O trato alimentar de nosso sistema digestivo tem quatro passos fundamentais: ingestão, digestão, absorção e eliminação.
Começa pela decomposição mecânica dos alimentos – mastigação – e termina pela decomposição química - enzimas - produzidas nas glândulas do sistema (saliva da boca, sucos gástricos do estômago, sucos intestinais do intestino delgado, suco pancreático do pâncreas e sucos biliares do fígado).
A produção insuficiente de enzimas tem efeito danoso sobre a saúde das células, as quais são responsáveis pelo surgimento do câncer.
De todo o processo alimentar mais importante é a absorção , pois através dela as pequenas partículas extraídas do alimento (nutriente) passam através das paredes intestinais ao sangue e aos vasos linfáticos para serem distribuídas às células do corpo.
A retenção de líquido se dá quando a quantidade de sódio (sal) no organismo - seja diretamente ao alimento ou através da ingestão de alimentos de origem animal - é maior que a capacidade de filtragem dos rins (diurese) ou por secura do pulmão ( contatos com químicos, pó, tristeza ou cigarros). Os sinais são visíveis de inchaço pés, tornozelos, secura pele, dores musculares ou tendinas, alteração da pressão arterial.
Já a circulação do sangue fica prejudicada quando os cálculos biliares fazem obstrução dos dutos hepáticos (muito mais no fígado que na vesícula) por excesso de gorduras ruins ( azeites saturados, proteínas animais e glúten), excesso de açúcar e sal ou raiva duradoura e contida.
Se a nutrição é abundante ( quantidade e qualidade) o sangue é rico e associado ao estado emocional equilibrado, flui bem e a pessoa é saudável. Porém, se as emoções oscilam e a nutrição é fraca, o sangue é fraco e daí todas as doenças, exemplificando-se algumas: anemia, pressão arterial desregulada, cansaço, tontura, audição e visão diminuídas, memória e concentração fracas, intestino com fezes secas e duras e cheiro ácido, bexiga com retenção ou perda de urina, pele amarela, fendas na língua, mau hálito, úlceras na boca e estômago, lábios sem cor, olhos sem brilho, rugas verticais no rosto, pele seca ou oleosa, perda cabelo, abdômen estufado, inchaços, cânceres, problemas cardiovasculares, cistos ovários, miomas útero, além de outras.
A prevenção se dá através de alteração do padrão alimentar, desintoxicação dos sistemas digestivo, hepático e renal, após exame pelo sistema biometer para constatar o grau de comprometimento e orientação sobre praticar correta atividade física, inclusive a domicilio, com qualquer tempo.
Para cumprir esse programa – duração intensiva de dois anos – maio/2016 a maio/2018 - propomos divulgação pela imprensa, palestras, visitas às empresas e moradias coletivas.
Criação, no ambiente da própria Escola, do programa “conversando sobre saúde), em todas as quartas-feiras, no horário das 14:00 às 15:30, mediante prévio agendamento, iniciando-se estas atividades em 11 de maio, pedindo a colaboração de um kg de alimento não perecível para doação à entidades assistenciais. Em cada encontro será tratado apenas um tema.
Contatos: www.wuxingclinica.com.br e wuxingclinica@gmail.com
Fones – 32 17 77 88 ou 96 77 44 03 - Av. Júlio de Castilhos, 4054, bairro Cinquentenário, quadra seguinte ao Colégio Cristóvão de Mendoza.