Açúcar e seus males
O consumo frequente de doces ( açucares) determina envelhecimento precoce ( rugas e flacidez) pois faz relação direta com o aumento dos radicais livres (intoxicação provocada por fumaça cigarros, álcool, radiação ,drogas pesticidas, solventes industriais, alimentação rica em gorduras saturadas, pobreza nutricional, falta das vitaminas C,E , A e beta-carotenos, fazem mutações das células, muitas das causadas de câncer, parkinson, doenças cardíacas e alzheimer) em nosso organismo. Isto porque provoca aumento dos glóbulos brancos (leucócitos), bloqueando artérias e causando-lhes lesões.
Além do mais, o consumo de açucares provoca declínio no cálcio e vitamina E, esta a principal substância antioxidante ( colágeno que protege ossos e articulações) do organismo.
Para professores do departamento de endocrinologia da Universidade de Leiden, Holanda, em parceria com o Instituto Unilever do Reino Unido, o açúcar e proteína se juntam para criar enrijecimento nas fibras dérmicas.
A famosa “glicação” é a soma perfeita de proteínas e carboidratos simples, como massas e açúcar brancos.
Quando o médico pede exame de hemoglobina glicada está, em verdade, querendo investigar, se os índices glicêmicos ( diabético ou não) estão normais.
O baixo colágeno ou altos índices glicêmicos prejudicam, diretamente, as funções renais ( produção medula e dos ossos).
É por essa razão que pessoas que usam, excessivamente, açucares ( todos os doces que o contenham) sempre estão cansadas, desanimadas, melancólicas e mostram fraqueza ( quase sempre óssea). São vítimas mais frequentes de quedas.
Pele saudável, tecido corpóreo íntegro ( não flácido), boa pressão arterial e índice glicêmico normal, exigem pouca massa e açucares brancos, sucos em caixinhas e excesso de frituras, carregadas de gordura saturada.
Mestre Shen
Sinaten 01895
Junho/2017