Para a medicina chinesa hipertensão é ascendência do yang do fígado.
Tonturas poder ser causadas por ascendência do yang do fígado, umidade-fleuma ou deficiência de Qi e sangue.
Disturbios emocionais e esforços mentais causam depleção do yin do fígado e estimulam yang, resultando em dficiência d yin e subida do yang. Como o fígado se abre nos olhos, a deficiência de yin não os nutre, criando visão turva.O yang se eleva e afeta a cabeça e face, daí rosto avermelhado , tontura e dor de cabeça. Yang ascendente do fígado empurra para cima o fogo do coração, afetando a parte superior, conduzindo à inquietude, plenitude torácica, palpitações e insônia. A deficiencia do yin do fígado tembém, afeta o yin do rim, levando a sintomas de tinidos, diminuição da acuidade auditiva, fraqueza, sensibilidade ou desconforto na região lombar e joelhos.
Tratamento com acupuntura exge agulhas em tai chong, tai xi, da ling, qu quan, qu chi e feng long.
Importante, também, com base na teoria dos cinco elementos, na alimentação, priorizar sabores do fígado, do coração e dos rins.
A medicina moderna ao prescrever diuréticos para diminuir a pressão arterial esquece que tais medicamentos promovem diurese forçada dos rins,levando-os ao enfraquecimento. Como os rins são dominantes ( base do coração), pois água controla fogo, o excessivo trabalho de diurese dos rins leva a fraqueza destes e do próprio coração. Então, é uma maneira equivocada de tratar, seja em médio ou longo prazo. Se pretende salvar o coração, mas enfraquece os rins. Por isso não há qualquer justificativa para tantos medicamentos ( com mesmos princípios ativos) para mesmos sintomas.,